ITAJAí (47) 38421085 (47) 99994-0042
2 Fale Conosco
Denis Alexandre - Negócios Imobiliários

Últimos Artigos » O que fazer no centro de Itajaí?

O que fazer no centro de Itajaí?

O que fazer no centro de Itajaí?

Apesar de ser uma cidade de pequeno/médio porte, morar na cidade de Itajaí tem muitas vantagens. O município de economia próspera está localizado no litoral norte de Santa Catarina, pertence ao Vale do Itajaí e também faz parte da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI).

Com 219.536 habitantes e 288,402 km² de extensão, traz aos moradores qualidade de vida, oportunidades de emprego e segurança.

É também rico em cultura. Foi colonizado por europeus, principalmente vindos da Ilha da Madeira e Arquipélago dos Açores.

O marco zero da colonização itajaienses ocorreu onde hoje é o Centro da cidade. Além de estar às margens do rio, o bairro Centro traz muita história, atrativos e boas oportunidades de moradia e comércio.

Um pouco sobre Itajaí

Quem nasceu em Itajaí é itajaienses. Os moradores também são chamados de peixeiros, principalmente pela cultura local girar em torno do mar e do porto da cidade.

O complexo portuário, por sua vez, é o segundo maior do Brasil em movimentação de contêineres e maior movimentador de cargas frigorificadas do Brasil.

Apenas em 2016, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) per capita na cidade representava R$ 92.266,86. Já o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) representava 0,795.

Itajaí está localizado próximo a importantes cidades catarinenses como a capital Florianópolis, a turística Balneário Camboriú, Navegantes, Blumenau, Brusque e Joinville. Encontra-se também em um dos principais entroncamentos rodoviários do Sul do Brasil.

É cortado pela rodovia BR 101 e fica próximo a BR 470. Geograficamente está no centro da região sul. Em um raio de 600 km engloba também Porto Alegre, Curitiba e São Paulo, além de importantes cidades desses estados.

A qualidade de vida em Itajaí se deve, em grande parte, à natureza. O município possui praias belíssimas, entre as quais destacam-se a Praia Brava, Atalaia e Praia de Cabeçudas.

O centro de Itajaí

Os casarões históricos, a arquitetura e a organização urbana do Centro de Itajaí entregam um pouco da sua evoluída idade. Em constante crescimento, ele abriga importantes monumentos históricos da cidade.

O bairro fica às margens do Rio Itajaí-Açu e, nele, localiza-se parte do Complexo Portuário de Itajaí, o que consolida a valorização do metro quadrado imobiliário na região.

O que fazer no centro da cidade

Se você pretende visitar Itajaí não pode deixar de conhecer o centro da cidade. O bairro conta muito sobre a história do município e também possui toda infraestrutura para seus moradores e turistas.

Veja abaixo algumas opções do que fazer no centro de Itajaí:

Igreja Imaculada Conceição

Também chamada de Igrejinha Velha, a construção é um dos monumentos mais antigos do qual se tem registro em Itajaí. Possui uma praça em frente chamada Praça Vidal Ramos.

O local é considerado o marco zero da cidade, ou seja, foi nesta região que desembarcaram os primeiros colonizadores europeus de Itajaí. A igreja foi inaugurada em 1834 e na época beirava o Rio Itajaí-Açu.

A igrejinha chama atenção pelo interior. Além de conservada, possui uma decoração que inclui obras de Dide Brandão, artista plástico local.

Museu Histórico de Itajaí

O Palácio Marcos Konder foi construído em 1925 com o objetivo de abrigar o paço municipal e os três poderes de Itajaí. Desde 1982 foi transformado no Museu Histórico de Itajaí pelo então colecionador João Amaral Pereira.

É uma charmosa construção de arquitetura eclética na esquina das avenidas Hercílio Luz e Coronel Marcos Konder. Possui um acervo com mais de 16.000 peças que contam a história de Itajaí e região desde o período colonial.

No museu é possível encontrar também exposições sazonais temáticas de curta e longa duração.

Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento

A Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento foi inaugurada no Centro de Itajaí em 15 de novembro de 1955. 

É a catedral da cidade e um importante cartão postal itajaiense. A construção lembra um castelinho, com traços de arquitetura em estilo neogótico e românico.

No interior é possível encontrar muita beleza, além de obras com motivos bíblicos dos artistas italianos Emílio Sessa e Aldo Locatelli. O teto é todo pintado com desenhos religiosos.

As laterais internas da igreja estão repletas de estátuas e obras de santos. O altar é de uma beleza a parte. Além de bem conservado é palco de lindas celebrações.

A construção da igreja se deu em um terreno onde encontrava-se o cemitério municipal. Na época, devido à preocupação com cheiros e doenças, o mesmo foi transferido de terreno, dando lugar a Igreja Matriz

Calçadão da Hercílio Luz 

Uma das primeiras ruas comerciais de Itajaí, a Avenida Hercílio Luz foi palco de muitos encontros, visitas ilustres e grandes lojas da cidade. Liga a Igreja Matriz à Igreja Imaculada Conceição e ao píer turístico.

Ao longo do calçadão é possível conhecer diversas lojas dos mais variados segmentos. Tudo isso apreciando uma arquitetura antiga.

Além de lojas de roupas, calçados, papelaria, bijuterias, entre outros, é possível encontrar farmácias, grandes redes nacionais, lanchonetes e até mesmo bancos.

A rua passou por uma revitalização em 2003, transformando-se em calçadão. Até então era zona de tráfego de carros leves e alguns caminhões, necessários à carga e descarga das lojas.

Itajaí Shopping

O centro de Itajaí oferece ainda, para quem gosta de compras, o Itajaí Shopping. Há mais de 19 anos a construção é ponto de encontro da cidade.

Conta com cinema, fliperama, praça de alimentação e lojas de destaque como Riachuelo, Hering, Boticário, Makenji, Havaianas, entre outras.

Passou por uma ampliação e reestruturação em 2014. Conta hoje com aproximadamente 49 mil m², mais de 120 lojas, cinema (incluindo salas para filmes em 3D), restaurantes, estacionamento para 700 automóveis e outros serviços.

É seguro, conta com boas instalações, ar condicionado e uma equipe especializada. Ganhou um lindo mirante em seu topo, junto a um terraço panorâmico. Do local é possível ver o Porto De Itajaí, cidades vizinhas e até mesmo praias.

Casa da Cultura Dide Brandão

Foi construída em 1913, na Rua Hercílio Luz, para abrigar o grupo Escolar Victor Meirelles. Foi tombada como patrimônio municipal e estadual e transformada em um centro cultural no ano de 1982.

São oferecidos no local diversos cursos como teatro, música, desenho e artesanato. Possui um pequeno auditório, algumas salas e um grande pátio ao centro. Ainda hoje oferece exposições e mostras dos mais variados temas.

José Bonifácio Brandão, o Dide Brandão, foi um pintor, desenhista, gravurista, entalhador e escultor; sendo reconhecido como um dos maiores artistas plásticos de Itajaí.

Dide faleceu em 1º de fevereiro de 1976, num acidente automobilístico na BR-101, município de Penha (SC), em companhia de seu irmão, o escritor Arnaldo Brandão e outras duas irmãs, aos 52 anos.

Mercado público de Itajaí

O Centro de Cultura Popular – Mercado Público comporta duas construções: o Mercado Velho e ao lado o Mercado do Peixe. O Mercado Velho foi construído em 1917 para ser um centro comercial de produtos de pesca.

Em 1936 sofreu um incêndio e precisou ser restaurado. Atualmente é patrimônio tombado de Itajaí e sua arquitetura conta muito sobre o início do século 20. A construção mais antiga, chamada de Mercado Velho, possui restaurantes e lojas de artesanato.

Aos fins de semana, principalmente, traz atrações musicais e culturais, principalmente música ao vivo. Também é palco de diversos festivais na cidade. 

Sua principal vantagem é a interação entre a gastronomia e artistas locais, gerando uma experiência cultural completa.

Já no Mercado do Peixe é possível encontrar frutos do mar fresquinhos que chegam diretamente dos barcos. Também possui bancas de flores, frutas, verduras, temperos, artesanato e muito mais.  

Já sabe qual local vai visitar primeiro?

Agora que você já conhece as principais atrações do Centro de Itajaí, que tal fazer uma visita? Temos certeza de que vai se apaixonar.

E se você deseja escolher este bairro para morar, conte com a gente.

Entre em contato conosco e nós o ajudaremos nessa jornada.