ITAJAí (47) 38421085 (47) 99994-0042
2 Fale Conosco
Denis Alexandre - Negócios Imobiliários

Últimos Artigos » 7 motivos para morar em Itajaí

Publicado na Quinta, 12 de dezembro de 2019, 12h00
7 motivos para morar em Itajaí

Morar na praia é o sonho de muitas pessoas. Imagine então ter o privilégio de morar onde os turistas passam as férias?

A cidade de Itajaí, no litoral de Santa Catarina, proporciona exatamente isso. Com belas praias, natureza e próspera economia, está localizada perto de importantes polos catarinenses.

Florianópolis, Balneário Camboriú, Brusque, Ilhota, Blumenau... estas são apenas algumas das importantes cidades catarinenses que ficam próximas ao município peixeiro. 

Isso tudo aliado a uma região que oferece infraestrutura completa para uma família e boas oportunidades de emprego, razões não faltam para morar em Itajaí.

A cidade de Itajaí - SC

Quem nasce em Itajaí é itajaiense, ou então é carinhosamente chamado de peixeiro. Pelo fato de ser uma cidade com muitos pescadores e ser às margens do rio, a cultura peixeira cria gírias, hábitos e jeitos próprios de se comunicar.

A colonização na cidade foi inicialmente de portugueses, principalmente vindos das regiões da Ilha da Madeira e Arquipélago dos Açores. Eles se estabeleceram às margens do Rio Itajaí-Açu, em frente à foz do Rio Itajaí-Mirim. 

Coube aos colonizadores expulsar os índios que viviam nas terras itajaienses, que eram tribos Canigangues, Xokleng e Carijós. 

É claro que muita coisa mudou desde a colonização da cidade e em 15 de junho de 1860, Itajaí ganhou o título de município.

Em 2019, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou que o número de habitantes é de aproximadamente 219.536 pessoas. Esta população faz parte dos 288,402 km² de extensão da cidade.

Além de fazer parte do Vale do Itajaí, a cidade está inserida na Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI). 

Turismo na cidade

Os principais atrativos turísticos são, com certeza, as belas praias e a natureza. Muitos restaurantes à beira mar encantam os visitantes, que podem aproveitar a gastronomia com uma linda vista. 

As praias mais conhecidas hoje são a Praia Brava e a Praia de Cabeçudas, que atraem pessoas de todas as idades e estilos de vida.

Principais motivos para morar em Itajaí

Está pensando em morar em Itajaí? Nós podemos ajudá-lo. Conheça abaixo os principais motivos para viver na linda cidade peixeira:

1. Praias e belezas naturais

Itajaí possui lindas praias interligadas por um caminho maravilhoso, digno de cenário de filme estrangeiro, o caminho de Cabeçudas. 

As principais praias de Itajaí são: Praia Brava, Praia de Cabeçudas, Canto do Morcego, Praia da Atalaia, Praia do Molhe, Praia do Geremias e Praia da Solidão.

Além disso, Itajaí possui um local com calçadão que margeia o Rio Itajaí-Açu, a Beira Rio. Na Beira Rio muitas atrações divertem as famílias aos fins de semana. O local possui muito verde, canoas e barquinhos ancorados. É lá também que fica a Associação Náutica de Itajaí (ANI).

2. Qualidade de vida

O clima em Itajaí é temperado e com certeza o fato de ser um município litorâneo ajuda a manter uma excelente qualidade de vida. Passear nas praias, caminhar na areia e ver o mar permitem uma vida com mais saúde e livre do estresse. 

O fato do município ter unidades básicas de saúde, hospital e hospital infantil também contribui para um bom atendimento à população. Em 2009, existiam na cidade 74 estabelecimentos de saúde do SUS, número que em 2017 aumentou para 137.

Dados de 2010 apontam que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) era de 0,795.

3. Mobilidade urbana

Itajaí é uma cidade relativamente tranquila. Os bairros são bem estruturados e o transporte entre eles pode ser feito em até meia hora, em relação a bairros rurais e centro da cidade.

Entre os bairros urbanos, é possível ir de um bairro a outro de carro, em aproximadamente 10 minutos (dependendo da distância e horário). Itajaí conta com transporte coletivo, terminal rodoviário, aplicativos para mobilidade urbana e caronas, entre outros.

É possível também se locomover por meio do transporte público para outras praias da região, como Balneário Camboriú, Porto Belo e Bombinhas. Os ônibus intermunicipais funcionam em horários definidos e são muito organizados. 

4. Educação

A educação no município de Itajaí é de qualidade. As escolas públicas são consideradas boas em relação aos demais estados brasileiros. Em 2010, por exemplo, a taxa de escolarização de 6 a 14 anos de idade representava 97,9%.

De acordo com dados do IBGE, em 2018 o município possuía 69 estabelecimentos de ensino fundamental e 24 escolas de ensino médio.

5. Proximidade dos principais pólos econômicos do estado

Além de ser uma excelente cidade, Itajaí fica próxima a pólos econômicos catarinenses como Balneário Camboriú, Ilhota, Brusque, Blumenau, entre outros.

Em Brusque, por exemplo, é possível encontrar indústrias do ramo têxtil e roupas com valores acessíveis. É comum que as famílias se organizem para visitar a cidade e fazer compras anuais de roupas.

Os destaques ficam para a Feira da Moda (FIP) e Stop Shop – O Ninho da Moda. Já em Ilhota as compras são voltadas para moda íntima e moda praia.

6. Próspera economia

Por ser uma cidade portuária com destaque no panorama nacional e internacional, a tendência é de crescimento constante. 

Em 2018 Itajaí ocupou o segundo lugar no ranking dos maiores PIBs de Santa Catarina. Um ano depois, em 2019, se tornou a nona cidade do Brasil com melhor arrecadação per capita.

A economia de Itajaí é próspera e está ligada intimamente ao complexo portuário da cidade. Ao todo são 750 metros de extensão, 400 metros de largura e profundidade de 11 metros.

O Porto de Itajaí é formado pelo Porto Público e APM Terminals Itajaí. Já o complexo portuário conta também com a Teporti Terminal Portuário Itajaí S/A, Terminal Portuário Braskarne, Portonave S/A - Terminais Portuários de Navegantes, Poly Terminal S/A e Trocadeiro Terminal Portuário.

Além do porto, a pesca também contribui para a economia da região desde os tempos do Brasil colônia. Itajaí é hoje responsável por 55% do mercado nacional de pesca. Isso porque é o maior porto pesqueiro do Brasil e Capital Nacional da Pesca.

Grandes empresas multinacionais e brasileiras também movimentam a economia. Estão instaladas na cidade hoje gigantes como Brasil Foods, Teconvi, Teporti, Polymport, Gomes da Costa, WEG, Klabin e muitas outras. Os números de 2017 mostravam 11.319 empresas ativas e atuantes.

7. Cultura

A cultura de Itajaí é rica e os próprios moradores fazem questão se ressaltar os movimentos dos antepassados. O município conta com a Lei de Incentivo à Cultura, que ajuda a comunidade local a resgatar histórias, músicas e projetos itajaienses.

Todos os anos o município sedia a Marejada, maior festa brasileira do pescado, que ocorre no mês de outubro. O evento trabalha a cultura luso-açoriana por meio da gastronomia, apresentações artísticas, feiras e muita diversão.

O folclore é igualmente explorado com apresentações do Boi de Mamão. O município traz ainda muita religiosidade com a festa do Divino Espírito Santo e a construção centenária da Igreja Imaculada Conceição.

Venha para Itajaí

Se você deseja mudar de vida, a cidade de Itajaí é um excelente lugar para se reinventar. Seja por aposentadoria, transferência no trabalho, desejo de iniciar uma família ou apenas por vontade de viver no litoral, você irá se sentir em casa no município.

Os habitantes são acolhedores, o comércio é estruturado e as oportunidades infinitas. Que tal conhecer melhor a cidade e tudo o que ela tem a oferecer?

Nós te ajudamos. 

Entre em contato conosco e encontre o melhor lugar para você e sua família.