ITAJAí (47) 38421085 (47) 99994-0042
2 Fale Conosco
Denis Alexandre - Negócios Imobiliários

Últimos Artigos » Vantagens de comprar um apartamento na planta em Itajaí

Publicado na Terça, 28 de janeiro de 2020, 12h00
Vantagens de comprar um apartamento na planta em Itajaí

Vantagens de comprar um apartamento na planta em Itajaí.

Quando surge a oportunidade de investir em um imóvel próprio não tem jeito, a ideia é sempre a organização para economizar e ter lucro no negócio. 

Um imóvel na planta proporciona exatamente isso, economia e prazos interessantes para pagamento das parcelas. 

Para quem deseja investir em um apartamento na planta em Itajaí as vantagens são muitas. O principal quesito é em relação a valorização do imóvel depois de pronto, que pode dobrar em relação ao valor pago inicialmente.

Há também quem procure por um projeto que possa ser adaptado de acordo com as necessidades de moradia. Muitas construtoras oferecem aos clientes a oportunidade de modificar as plantas e até mesmo alguns materiais, como piso.

No artigo de hoje você confere o que faz de Itajaí uma região tão atrativa para negócios imobiliários e quais as principais vantagens de comprar um apartamento na planta na cidade.

Itajaí – O que faz dessa região tão atrativa?

Não é só a excelente qualidade de vida que faz de Itajaí uma cidade excelente para moradia. A economia do município é próspera e gira, principalmente, em torno do complexo portuário, que gera empregos e muito crescimento para o município. 

Além do porto, Itajaí fica próxima à regiões importantes no cenário catarinense e nacional. Alguns exemplos são as cidades de Brusque, Blumenau, Florianópolis, Joinville, entre outras.

A estrutura do município conta com várias faculdades, sendo a maior delas a Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Hoje são aproximadamente 23 mil estudantes que lotam o campus e movimentam o comércio local.

A cidade possui ainda hospitais, maternidades, hospital infantil, postos de saúde, boa mobilidade urbana, boas escolas particulares, públicas e estaduais, creches e muito mais.

 

De acordo com o IBGE, em 2010 o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Itajaí era de 0,795. Hoje são 288,402 km² de extensão e uma população de aproximadamente 219.536 habitantes.

Mercado imobiliário em Itajaí

As praias, o porto, a qualidade de vida e a proximidade de importantes polos catarinenses ajudam a alavancar o mercado imobiliário de Itajaí.

Itajaí registrou o maior crescimento do preço do metro quadrado de Santa Catarina. Os dados animam os investidores e aquece o mercado imobiliário da cidade. De acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) a valorização do metro quadrado em Santa Catarina foi maior do que a média nacional.

Só em Itajaí, a valorização média foi de 4,16%, vencendo Florianópolis (com valorização de 3,3%), Balneário Camboriú (3,1%), Itapema (2,8%), São José (2,5%) e Blumenau (2,2%).

Balneário Camboriú, conhecida como Dubai brasileira, possui os prédios residenciais mais altos da América do Sul. Apesar dos imóveis de alto padrão, Itajaí é que está com a bola da vez.

Esta não é a primeira vez que o município de Itajaí se destaca. Em 2017 um relatório do Sindicato da Habitação (Secovi/SC) mostrou que a cidade apresentou o melhor índice de valorização de imóveis em Santa Catarina.

Com uma valorização desse nível, investimentos como imóveis na planta começam a ganhar força na cidade. 

Imóvel na planta como investimento

Comprar imóvel na planta facilita a aquisição da casa própria para muitas famílias. Para quem deseja com o intuito de moradia, a facilidade de pagamento (principalmente da entrada) é atrativa.

Geralmente, a proposta das construtoras e incorporadoras consiste em parcelar a entrada até o final das obras. Depois do empreendimento pronto, no momento de entrega das chaves, o cliente pode então partir para o financiamento bancário.

Quem deseja pagar o valor total direto pra construtora também é beneficiado. As parcelas podem ser divididas em aproximadamente 60 vezes (ou mais), dependendo da incorporadora.

Após o imóvel estar concluído torna-se interessante para o investidor trabalhar com a locação do apartamento. O ideal é que depois de pronto o valor de locação seja de no mínimo 0,006% do valor total do imóvel.

Itajaí possui uma alta demanda de imóveis para locação. Estudantes e trabalhadores vindos de outros estados disputam as melhores localizações. A vantagem é do proprietário, que consegue trabalhar com um valor lucrativo de aluguel.

O que é e como funciona o imóvel na planta

Um imóvel na planta é um imóvel que ainda não está pronto. Ele pode estar em construção ou pode nem ter saído do chão. Geralmente, o termo “imóvel na planta” significa também que ele pode ser adquirido diretamente com a construtora ou incorporadora.

Ao negociar um apartamento na planta é fundamental procurar um corretor de confiança. Desta forma um bom profissional poderá orientar sobre quais as construtoras sólidas e com histórico de entregar boas obras.

O cliente tem a opção de analisar os tipos de planta, as metragens, a área de lazer e tudo que o empreendimento oferece. Ao escolher um apartamento na planta é interessante ler o memorial descritivo e tirar todas as dúvidas.

Outro ponto que deve ser levado em conta é a incorporação da obra. Todo projeto residencial multifamiliar ou misto (quando há lojas ou salas comerciais) ou de um condomínio de casas, precisa estar incorporado na NBR 12.721/2006 Versão Corrigida 2007.

Isto resguarda o cliente de que a obra está legalizada junto à prefeitura.

Vantagens de se adquirir um imóvel na planta em uma cidade como Itajaí

Investir no mercado imobiliário, na maioria das vezes, significa lucrar. Dois fatores podem ser levados em conta: O pagamento facilitado e a valorização quando pronto.

Além dos valores, algumas construtoras de Itajaí oferecem a opção de personalizar a planta. Esta é mais uma vantagem para quem pretende investir em um imóvel para moradia na cidade.

Valorização

Quando falamos em valorização de um imóvel adquirido na planta podemos citar apartamentos que passaram a valer o dobro do valor inicial. 

Se o empreendimento estiver localizado em uma região próspera, como próximo às belas praias da cidade, há chances de triplicar o valor final de venda.

Além disso, comprar um apartamento em início de obra permite ao cliente um poder de barganha maior. Há uma flexibilidade de negociação, principalmente no pagamento da entrada.

Entrada diferenciada

A briga dos bancos pelos menores juros no financiamento bancário está acirrada. E quem ganha com isso é o cliente. Hoje, a entrada mínima para quem deseja comprar um apartamento na planta varia entre 10% e 20% do valor total do imóvel.

O valor de entrada pode variar de acordo com o preço do imóvel, proporcionando parcelas para todos os tipos de bolsos. 

Parcelar a entrada até a entrega das chaves é ideal para quem não possui dinheiro para pagamento total da entrada na assinatura do contrato de compra e venda.

É importante lembrar que quanto mais avançada a obra, menor o tempo para pagamento das parcelas da entrada.

Plantas de acordo com o gosto do cliente

Algumas construtoras buscam espaço no mercado oferecendo a opção do comprador personalizar a planta do apartamento. A princípio, isso só é possível antes do início das obras, o que reforça a vantagem da compra de um apartamento ainda na planta.

Além das modificações físicas, algumas empresas oferecem a opção de alterar, por exemplo, as tubulações. Podemos citar a instalação de chuveiros a gás e a preparação para água quente em todo o apartamento.

Seu imóvel na planta em Itajaí-SC

Investir no mercado imobiliário não precisa ser um bicho de sete cabeças .É por isso que nós estamos aqui.

Com um pouco de organização financeira e a escolha certa, você pode fazer um ótimo negócio comprando um imóvel na planta em Itajaí, obtendo ótimos lucros com a negociação.

Aqui, temos uma equipe especialista nesse tipo de empreendimento e queremos a ajudá-lo. Entre em contato conosco e encontre o melhor investimento para você.