ITAJAí (47) 38421085 (47) 99994-0042
2 Fale Conosco
Denis Alexandre - Negócios Imobiliários

Últimos Artigos » O que fazer em Itajaí SC

O que fazer em Itajaí SC

O que fazer em Itajaí SC

Praias que atraem turistas do mundo todo, encantos naturais como belos morros, formações rochosas e parques, experiência gastronômica e cultural muito interessante,  opções do que fazer em Itajaí não faltam..  

São igrejas, museus e construções que contam um pouco da história luso-açoriana do município, que tem como colonizadores os portugueses. Fundada como cidade em 15 de junho de 1860, Itajaí possui hoje aproximadamente 219.536 habitantes.

Uma cidade de muitos atrativos

Com uma cultura rica, visitar a cidade de Itajaí é com certeza um passeio pela história catarinense e suas belezas naturais. Está por aqui ou planeja visitar o município? Confira abaixo os pontos turísticos que não podem faltar na sua lista de passeio:

11 atrações imperdíveis de Itajaí - SC

1. Compras no Centro da Cidade

Para quem gosta de compras a cidade oferece um shopping localizado no Centro. Ainda no Centro encontra-se o Calçadão da Hercílio Luz, que liga a Igreja Matriz, à Igreja Imaculada Conceição e ao píer turístico.

Ao longo do calçadão é possível conhecer diversas lojas dos mais variados segmentos. Tudo isso apreciando uma arquitetura antiga.

2. Mercado Público

O Mercado Público foi fundado em 1917 e tinha inicialmente como intuito a comercialização de produtos de pesca. No ano de 1988 foi tombado como patrimônio histórico da cidade e até hoje é um dos principais marcos da história de Itajaí.

É um ótimo passeio para quem deseja apreciar um pouco da culinária local, conhecer e comprar o artesanato da cidade e até curtir a apresentação de alguns músicos e artistas regionais. 

3. Bico do papagaio

A rocha do Bico do Papagaio fica no caminho que vai para a Praia de Cabeçudas, precisamente na localidade da Praia do Geremias. Ela ficou famosa por ter o formato da ave e ficar às margens do mar. Possui mais de quatro metros de altura.

A origem da rocha causa controvérsias. Uns dizem que trata-se de uma formação natural esculpida pela maré e pelo vento, conceito adotado pela prefeitura do município. 

De outro lado está a versão de que originou-se durante a abertura da estrada que liga a Praia de Cabeçudas à cidade. Ela teria sido o resultado de explosões rochosas no local.

4. Morro da cruz 

Do alto do Morro da Cruz é possível ter uma linda vista do mar, do porto e da cidade, sendo possível entender a dinâmica do município. 

O morro possui um mirante para que os visitantes possam contemplar a paisagem. Este nome foi dado devido a um monumento de cruz instalado em seu topo no ano de 1980.  

5. Parque Natural Municipal da Atalaia

Um local para verdadeiramente respirar ar puro e ter contato com a natureza. 

O Parque da Atalaia está localizado no bairro Fazenda, próximo à Praia de Cabeçudas e Praia da Atalaia. Possui dois mirantes, mais de 200 espécies de árvores e aproximadamente 19 hectares de áreas de preservação.

O espaço conta ainda com mais de 100 tipos de animais e aves soltos pela área verde. A entrada é gratuita e pela mesma estrada de acesso é possível chegar ao Morro da Atalaia, onde ocorrem saltos de parapente.

6. Igreja Imaculada Conceição

O monumento mais antigo do qual se tem registro em Itajaí é a Igreja Imaculada Conceição, chamada também de igrejinha velha. Ela foi inaugurada em 1834 e na época ficava de frente para o Rio Itajaí-Açu.

Foi nesta região que os primeiros colonizadores chegaram à cidade, sendo considerado o marco zero. Hoje, em frente à igrejinha, está localizada a Praça do Marco Zero ou Praça Vidal Ramos. 

Além da importância histórica, a Igreja Imaculada Conceição é linda e até hoje encanta moradores e turistas.

7. Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento

A catedral de Itajaí é a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento e foi inaugurada em 15 de novembro de 1955 no Centro da cidade. 

Antes o local era um cemitério, mas devido à preocupação com cheiros e doenças o mesmo foi transferido de lugar.

A igreja é um dos cartões postais de Itajaí devido a uma linda construção em estilo neogótico e românico, que lembra um castelinho. O interior da catedral é igualmente bonito. A decoração possui obras dos artistas italianos Emílio Sessa e Aldo Locatelli, todos com motivos bíblicos.

O teto da igreja é todo pintado com desenhos religiosos, as laterais repletas de estátuas e obras de santos. 

O altar, imponente, é de uma beleza à parte. Além de bem conservado é palco de lindas celebrações.

8. Museu Histórico de Itajaí

O Museu Histórico de Itajaí está localizado no Palácio Marcos Konder. Foi construído em 1925 e abrigou os três poderes da época. 

A construção em si já traz muita história e uma linda arquitetura. Ele fica no Centro da cidade, esquina das avenidas Hercílio Luz e Coronel Marcos Konder.

Em 1982 o prédio se transformou em museu. Possui um acervo com mais de 16.000 peças que contam a história de Itajaí e região desde o período colonial.

9. Museu Etno-Arqueológico de Itajaí

Localizado na antiga Estação Ferroviária Engenheiro Vereza, no bairro Itaipava, o Museu Etno-Arqueológico foi inaugurado em 25 de junho de 2010, após passar por uma grande restauração.

A estação começou a ser construída em 1926, mas só passou a funcionar em 1954, sendo desativada no ano de 1971. O museu tem como principal objetivo conservar e apresentar para as novas gerações a cultura das populações rurais que povoaram Itajaí e região.

Lá são encontrados objetos arqueológicos pertencentes a sambaquis, bem como peças relacionadas à cultura rural e ao folclore.

10. Praias

As praias de Itajaí são com certeza seus principais atrativos turísticos. São elas: Praia Brava, Praia de Cabeçudas, Canto do Morcego, Praia da Atalaia, Praia do Molhe, Praia do Geremias e Praia da Solidão.

A praia mais tranquila para tomar banho com crianças é a Praia de Cabeçudas, que tem como principal característica uma areia fofa e uma pedra central. Muitos turistas sobem até a pedra, que possui escadas para apreciar a vista.

A Praia da Atalaia e a Praia do Molhe são ideais para a prática de surfe, principalmente para iniciantes. Durante o banho de mar é preciso ficar atento à correnteza, que pode surgir e enganar os visitantes. Para segurança dos banhistas as praias possuem salva-vidas.

A Praia Brava, como o próprio nome já diz, é brava para quem deseja entrar no mar. Ela possui muitos buracos e exige grande atenção. É famosa entre os surfistas por ter boas ondas para a prática do esporte.

É também uma praia com grande apelo turístico. Possui bares que servem os visitantes na areia da praia e também disponibilizam espreguiçadeiras, ideal para pessoas jovens que desejam um point badalado. 

Possui uma vida noturna agitada com casas reconhecidas internacionalmente, entre elas o Belvedere Beach Club e Warung Beach Club.

11. Beira Rio

Como é conhecida a Av. Ministro Victor Konder, abriga muitos dos melhores restaurantes de Itajaí-SC. Além disso, é ideal para passeios de final de tarde de bicicleta, caminhadas com vista para o rio e prática de esportes náuticos.

Possui um ambiente familiar e infraestrutura com parquinho para crianças, academia ao ar livre, pista de skate e quadra de esportes.

Já escolheu o que vai fazer em Itajaí?

Agora que você já conheceu alguns atrativos da cidade, percebeu que é possível encontrar aqui diversão para todos os estilos, idades e gostos. 

Você prefere praia ou campo? Agito ou calmaria? Opções é o que não faltam para você e sua família se divertirem. 

Já marcou sua próxima viagem para o município? E que tal morar em Itajaí?

Venha conhecer nosso escritório e descubra tudo o que a cidade tem de melhor. Ficaremos felizes em ajudar você e a sua família a encontrar o lugar perfeito.