ITAJAí (47) 38421085 (47) 99994-0042
2 Fale Conosco
Denis Alexandre - Negócios Imobiliários

Últimos Artigos » Conheça as 5 melhores praias de Itajaí SC

Conheça as 5 melhores praias de Itajaí SC

Conheça as 5 melhores praias de Itajaí SC 

Imagine você e sua família morando no litoral, onde as pessoas normalmente passam as férias. Parece um sonho, correto? Errado. Este sonho pode ser realizado mais rápido e mais facilmente do que você imagina na cidade de Itajaí.

Itajaí, no litoral norte de Santa Catarina, tem todas as maravilhas naturais para você aproveitar momentos incríveis. 

As praias são o ponto forte do município. Interligadas por um caminho digno de cenário hollywoodiano, são verdadeiros paraísos e atendem aos mais variados gostos. Ideais para quem busca calmaria, o bronzeado perfeito ou até mesmo para os amantes das práticas esportivas.

A cidade de Itajaí-SC

A cidade portuária com aproximadamente 219.536 habitantes, possui ao todo 288,402 km² de extensão. As terras estão divididas, entre outros fatores, por bairros urbanos, bairros rurais, litoral e área industrial.

No ano de 2018 o município esteve na segunda colocação no ranking dos maiores PIBs de Santa Catarina. Em 2019 se tornou a nona cidade do Brasil com melhor arrecadação per capita.

Hoje, a cidade peixeira possui um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,795, segundo o IBGE. 

História

A história de Itajaí é rica e preservada por meio de museus, monumentos históricos e grandes marcos. O nome da cidade tem descendência indígena, como um resquício dos índios que viveram por muitos anos nas terras itajaienses.

As tribos que habitavam a cidade antes da colonização europeia eram Canigangues, Xokleng e Carijós.

Os primeiros colonizadores a chegarem em terras itajaienses foram portugueses, principalmente vindos das regiões da Ilha da Madeira e Arquipélago dos Açores.

 

No começo eles se estabeleceram às margens dos rios, principalmente do Rio Itajaí-Açu, em frente à foz do Rio Itajaí-Mirim. Em 15 de junho de 1860, Itajaí se tornou efetivamente um município.

O mar sempre foi fonte de renda para a cidade e para a região. Por meio dele os primeiros barcos chegaram a Itajaí em trapiches que, ao longo dos anos, se transformaram no Complexo Portuário de Itajaí.

Litoral de Itajaí

Itajaí faz parte do Vale do Itajaí e da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI). Rio e mar se encontram na entrada da barra, localizada próxima aos dois molhes que guiam os navios até o complexo portuário.

No calçadão da Beira Rio é possível ter uma linda vista dos molhes e da barra, que precedem as praias que acompanham o caminho de Cabeçudas.

As praias de Itajaí são o principal atrativo turístico do município. Além delas os turistas se encantam com lindas igrejas, a pedra do Bico do Papagaio, o calçadão da Hercílio Luz, Morro da Cruz e muito mais.

Fizemos uma seleção com as cinco melhores praias de Itajaí. O critério utilizado são os sites especializados em turismo como Casal Nômade e Tripadviser,

Melhores praias de Itajaí SC

  1. Praia Brava

A Praia Brava está entre as praias mais bonitas de Itajaí. Ao todo possui três quilômetros de extensão, passando por duas cidades: Itajaí e Balneário Camboriú.

Ela está subdividida em Canto do Morcego e Praia Brava, que pertencem a Itajaí; e Praia dos Amores, que pertence a Balneário Camboriú.

Na Praia Brava Norte, lado oposto ao de Balneário Camboriú, estão algumas casas noturnas famosas como Warung Beach Club, Belvedere Beach Club e Galeras. Todas elas ficam de frente para o mar.

A vegetação é preservada e a praia possui ares rústicos. É ideal para a prática do surf, porém as ondas bravas e a correnteza pedem atenção dos banhistas.

 

O mar possui muitos bancos de areia, alguns buracos e uma forte arrebentação. Não é aconselhado que entrem na água crianças ou pessoas que não sabem nadar. 

A praia possui uma boa estrutura de restaurantes, bares, chuveiros e calçadão que margeiam a orla.

  1. Praia de Cabeçudas

A praia mais tranquila para banho em Itajaí é, sem dúvidas, Cabeçudas, que também dá nome ao bairro.

É ideal para passar um domingo em família, com crianças brincando na areia e se banhando com segurança. Em dias de mar parado a praia parece uma grande piscina.

O local conta com um calçadão, academia ao ar livre, grama e muitas árvores, que garantem sombra aos visitantes. Embaixo das árvores, bancos fazem a alegria dos moradores e turistas, que aproveitam para descansar e olhar para o mar.

A praia tem uma boa infraestrutura com ruas calçadas, bares e restaurantes. Possui apenas dois acessos: pelo morro cortado (que liga Itajaí à Balneário Camboriú) ou pelo caminho de Cabeçudas.

  1. Praia da Atalaia

A Praia da Atalaia fica ao lado da Praia do Molhe, no caminho que liga a Beira Rio à Praia de Cabeçudas. Fica a cinco quilômetros do centro de Itajaí e está sempre cheia de surfistas.

A areia é um pouco mais dura, propiciando a prática esportiva. Recebe campeonatos de surfe e competições de futebol, vôlei e outros esportes de areia.

Sua estrutura conta com barzinhos, restaurantes e uma arquibancada. É nesta praia que está localizado o Morro da Atalaia, muito frequentado por praticantes do voo livre.

Os banhistas devem ficar atentos ao mar, que pode ser traiçoeiro. A infraestrutura oferece chuveiros e estacionamento gratuito.

  1. Canto do Morcego

 

O Canto do Morcego é um verdadeiro paraíso natural com pouquíssimas construções e nenhum prédio de frente para o mar, apenas casas noturnas. 

Está localizado no pontal norte da Praia Brava e se caracteriza pela faixa de areia que fica próxima a uma gruta.

Esta caverna faz parte de um morro que divide a Praia Brava e a Praia do Morcego (ou Praia da Solidão, como também é conhecida). A gruta de quatro metros de largura e 50 de profundidade é chamada de Caverna do Morcego.

Ela leva esse nome devido a quantidade de morcegos que habitam o local.

No Canto do Morcego a areia é fofa e os surfistas aproveitam as ondas. Mas assim como no restante da Praia Brava, é preciso ter cuidado com a arrebentação e buracos no mar.

Para chegar ao local de carro é preciso passar pela Praia de Cabeçudas e atravessar um morro que liga as praias de Cabeçudas e Brava. Também é possível chegar a pé pela faixa de areia da Praia Brava

  1. Praia da Solidão

A Praia da Solidão tem este nome devido ao difícil acesso às suas águas. É possível chegar até ela de poucas formas. Uma trilha pelo Morro do Farol (que divide as praias do Morcego e Cabeçudas) ou por meio do Canto do Morcego. 

Em dias de maré baixa as duas praias se interligam por uma faixa de areia. Porém quando a maré sobe, o caminho fica com forte repuxo e perigoso.

As águas do local são conhecidas por concentrar grande quantidade de iodo. Os moradores afirmam que elas são propícias para aqueles que desejam melhorar a circulação sanguínea ou as funções digestivas e respiratórias.

Que tal investir em Itajaí?

Você também pode viver numa cidade com ótimas praias e estrutura turística, economia próspera e com muita qualidade de vida. 

Que tal encontrar o lugar perfeito para você e sua família morarem em Itajaí? Conte com a gente. 

Aqui na Denis Alexandre Negócios Imobiliários, somos especialistas na cidade e  nos melhores imóveis. Deixe-nos ajudar você na realização desse sonho. 

Fale conosco.e dê o primeiro passo rumo a essa conquista.